Atualidades

Domingo de carnaval com direito a eclipse solar

Deixe um tempo reservado durante seu carnaval, pois nesse domingo(26) irá acontecer o primeiro eclipse solar de 2017. Esse fenômeno acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando totalmente (ou pelo menos boa parte) a luz da estrela sobre o nosso planeta. A lua acaba tampando o sol, ficando envolta pela luz solar.  Apesar de termos apenas uma super lua esse ano, haverá dois eclipses solares.

O fenômeno irá acontecer entre 9:40 e 13:40(horário de Brasília) mas, com exceção da região Norte, todas as demais regiões do Brasil poderão ver o eclipse parcial. Enquanto que na região sul do Chile, Argentina e Angola e no norte da Zâmbia o eclipse será anular. Nenhum país do hemisfério norte conseguirá ver o fenômeno, por conta da posição do satélite em relação à Terra. Ou seja, quanto mais ao sul da Terra, maior o percentual de bloqueio do sol.

Cuidados para observar o eclipse solar

  • Não é recomendado olhar diretamente para o eclipse, porque pode comprometer a visão ou até cegar;
  • A Nasa recomenda comprar uma proteção apropriada, como máscara de solda, que bloqueia os raios do Sol e permite visualizar uma quantidade considerada ‘confortável’ para observar o fenômeno;
  • Mas é possível observar o fenômeno com óculos especiais que bloqueiam raios ultravioletas;
  • E, para ver o eclipse, é preciso que o tempo colabore. Se estiver muito nublado, por exemplo, você terá mínimas chances de contemplar o fenômeno.
  • O ideal é que a temperatura esteja clara e ensolarada pela manhã.
Anteriores

Carnaval além das festas, saiba algumas curiosidades sobre essa folia!

Próximas

Analista cria ferramenta que une Tinder e Facebook

Raissa Lopes

Raissa Lopes

Estudante de Jornalismo, amante de livros e curando o tédio com curiosidade.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *