Saúde

Estresse: 6 formas como a tensão se manifesta no corpo

Um dos sintomas mais citados quando se fala em estresse é a irritação. De fato, se sentir irritado e com aquela sensação de cabeça quente é algo habitual dos dias mais agitados. No entanto, é preciso estar atento pois o estresse se manifesta de diversas outras formas, afetando a saúde física e emocional. Conheça outros sintomas que podem ser comuns.

Dores de cabeça constantes

Incômodos que não melhoram com o uso de remédios ou voltam a aparecer com frequência estão relacionados ao estresse. Nesse caso, o indivíduo que tem dificuldades de relaxar, até mesmo nos momentos de lazer e descanso, é quem mais tem queixa do sintoma.

Ganho de peso

A comida pode ser facilmente usada para compensar a tensão de um dia difícil. O problema é que, geralmente, os alimentos escolhidos são os mais calóricos e ricos em sal, açúcar e gordura. O quadro ainda pode se agravar quando existe o risco de desenvolver compulsão alimentar.

Sentimentos de solidão

O indivíduo constantemente nervoso tende a reagir de forma mais agressiva e descontrolada a situações que antes eram encaradas com normalidade. Ao perceber que está afastando pessoas ao redor, ele pode – até mesmo inconscientemente – passar a evitar o contato, causando a sensação de isolamento.

Emotividade acentudada

Enquanto uns reagem com mais agressividade, outros podem não conseguir conter as lágrimas. Isso tem origem na fadiga acentuada e prolongada, que deixa as emoções à flor da pele e abala a convivência social.

Tosses e resfriados

O estresse tem efeitos nocivos no organismo, e um deles é a diminuição da imunidade. Como consequência, resfriados e até mesmo sintomas isolados de problemas respiratórios podem se tornar recorrentes.

Doenças de pele e cabelo

Um quadro mais acentuado de tensão pode desencadear ou acentuar problemas como psoríase, vitiligo, caspa e acne. Além disso, também pode estar relacionado à queda de cabelo e unhas quebradiças. A causa destes problemas está na liberação de hormônios como o cortisol, responsável por essas mudanças no organismo.

Artigo anterior

Praia do Forte recebe Encontro de Veículos Antigos neste fim de semana

Próximo Artigo:

Solar dos Massa recebe exibição de fotos e bate-papo sobre a arte fotográfica

Renata Nóbrega

Renata Nóbrega

Sem comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *