Já tem muito tempo que viajar de avião deixou de ser algo inalcançável. Com promoções e milhas todos podem realizar esse desejo, porém, algumas pessoas como as gestantes precisam de alguns cuidados antes de embarcar.
A Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) recomenda às companhias que solicitem uma autorização médica para as gestantes que viajam a partir da 36ª semana (ou 32ª, no caso de gestações múltiplas). Essa é uma cautela de segurança, porém até esta data, as grávidas estão livres para viajar sem qualquer impedimento.
Um dos principais cuidados é referente aos gases gerados por certos alimentos. Por isso, certas comidas precisam ser evitadas para que a viagem seja tranquila e confortável. Conheça o que é ou não recomendado pelos especialistas:
- O consumo de água com gás e refrigerantes:um dos maiores problemas está relacionado aos gases. Essas bebidas aumentam a quantidade de gás carbônico no estômago, que também pode passar para o intestino, causando esse tipo de desconforto.
- Iogurte light: Ou com baixo teor de calorias costumam conter adoçantes artificiais que causam o acúmulo de gases. Em vez disso, iogurtes gregos contêm menos ingredientes, mesmo quando vêm adicionados de frutas. Entre as opções geladas, o sorbet é a melhor escolha para um capricho menos calórico.
- Certos vegetais: Os especialistas concordam que brócolis e couve-flor são os piores vilões, mas pimentão e cenoura tendem a gerar menos inchaço.
- Açúcares, produtos fermentados como pão, além de outros preparados com glúten e ainda os derivados do leite, também podem favorecer a produção de gases. Muitos problemas digestivos estão associados à intolerância à lactose, busque examinar com seu médico.
Além dos cuidados com os alimentos, a vacinação também é um fator importante a ser considerado pela grávida. Quando decidir o destino de sua viagem, informe-se sobre a necessidade de vacinação o quanto antes.