São Paulo recebeu neste domingo (20) o campeonato do game online League of Legends, que reuniu cerca de 3 mil pessoas para assistir etapa de semifinais do campeonato brasileiro. Os gritos se assemelham aos de qualquer esporte: carregado de “gols” gritados pelo público e narrações super empolgantes transmitidas para todo o mundo.
Iniciado em abril, o torneio já teve etapas em Porto Alegre e em Fortaleza, e agora terá a aguardada final nesse dia 26, no estádio Maracanãzinho, onde também se espera lotação máxima. A premiação total é de R$ 100 mil para a equipe vencedora, mais passaporte carimbado para o campeonato mundial, que será realizado em Seattle, nos EUA, nos dias 31 de agosto e 1 de setembro.
O League of Legends, mais conhecido por sua abreviatura, LOL, é o jogo online mais jogado nos últimos 4 anos, atraindo cada vez mais as massas, fazendo emergir um novo conceito de esporte: o chamado e-sport (do inglês eletronic sport, em português esporte eletrônico). Segundo o entusiasta do game Ian Neves Queiroz, de 24 anos, o termo “funciona exatamente como futebol ou vôlei: você tem pessoas se enfrentando num desafio tático e psicológico, onde a velocidade de raciocínio e as tomadas de decisão irão levar um dos times à vitória. Não temos um esforço físico considerável no e-sport, assim como não temos no xadrez, por exemplo, mas o espírito de competitividade é o mesmo”, afirma.
Para dar um parâmetro melhor da relevância do game, o campeonato mundial de 2013 foi realizado no Staples Center, em Los Angeles, para uma plateia de 16 mil pessoas e um total de 32 milhões de espectadores via online streaming, obtendo mais audiência que muitas outras categorias de esportes geralmente transmitidos via redes televisivas.