O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) aprovou na última quarta-feira (26), a lei que determina que exames de detecção de câncer sejam feitos gratuitamente na rede pública de saúde do estado.
O projeto é iniciativa da deputada Marcia Jeovani (PR) e prevê que o procedimento possa ser pedido por mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário. A lei foi batizada com o nome da atriz Angelina Jolie, já que este exame se tornou mundialmente conhecido depois que ela retirou, em 2013, as mamas por meio da mastectomia preventiva. O ato foi realizado depois que a atriz revelou que tinha 87% de probabilidade genética de desenvolver câncer. Este ano, ela retirou as trompas e os ovários.
O teste observa se a paciente tem uma mutação nos genes BRCA1 e BRCA2, que são considerados “protetores” deste tipo da doença. Esta mutação pode facilitar o aparecimento da doença. Em média, o exame custa R$ 6 mil na rede privada de saúde. No entanto, não há prazo para o pacto ser firmado e os exames serem liberados.