Pode-se dizer que, internacionalmente, existe a noção estereotipada de que o povo brasileiro é feliz e animado. Muitos realmente gostam de vender essa ideia para estrangeiros. Mas se depender de um relatório da ONU, isso não é tão verdade assim.
O Relatório Mundial de Felicidade, divulgado esta semana, aponta que o Brasil caiu cinco posições no ranking e agora é o 22º país mais feliz do mundo entre 155 elencados.
Inicialmente a pesquisa é bem simples e composta de apenas uma pergunta: “imagine uma escada com dez degraus numerados de zero a dez, da base ao topo. O topo da escada representa a melhor vida possível, e a base a pior vida possível. Em que degrau você se sente agora?”
Pode parecer superficial para medir o nível de felicidade de um país, mas a ONU também leva em consideração fatores importantes. Entre eles estão dados econômicos e sociais, PIB per capita, expectativa de vida, entre outros.
Segundo a pesquisa, os cinco países mais felizes são Noruega, Dinamarca, Islândia, Suíça e Finlândia. Enquanto isso, os cinco últimos do ranking são Ruanda, Síria, Tanzânia, Burundi e República Centro-Africana. Vale notar que entre os cinco primeiros colocados, quatro são países escandinavos. Entre os cinco últimos, quatro estão no continente africano.