domingo - 6/07/2025

O que é o Metaverso?

Em outubro de 2021, Mark Zuckerberge anunciou a mudança do Facebook para o nome Meta, trazendo uma nova realidade para o mundo virtual, o METAVERSO, que se trata de um espaço virtual compartilhado, onde as pessoas poderão conviver usando avatares.

Essa informação acarretou muitas dúvidas, questionamentos e até algumas críticas, que defendem que essa realidade virtual pode acabar com o convívio das pessoas no mundo real.

Debates a parte, o que não podemos ignorar é que se trata de uma realidade cada vez mais próxima, que vai abrir um leque de oportunidades para diversos segmentos, como educação, finanças, entretenimento e vestuário. E apesar das controvérsias, uma coisa não se pode negar, essa tendência vai chegar ao nosso dia a dia.

Assim, se sua empresa valoriza inovação, vale à pena ficar de olho nesse tema.

E como o metaverso irá impactar o seu negócio?

Apesar de ser ainda muito novo, é fato que a pandemia mudou a forma de fazer negócios e muitas empresas apenas sobreviveram quando migraram para as vendas e atendimentos on-line. O que nos faz acreditar que o metaverso terá um efeito parecido.

Já utilizamos algumas ferramentas como os aplicativos de reuniões virtuais, que foi o principal canal de comunicação das empresas no período da pandemia, e continua sendo usado, as salas de reuniões virtuais que tornou possível a participação de diversas pessoas de vários lugares diferentes, sem perder a interação e o ritmo do trabalho.

Apesar da retomada do trabalho ao espaço físico, muitos empresários mantiveram alguns setores de suas empresas na forma remota para redução de custos e tempo. Muitas dessas empresas enxergam no metaverso uma oportunidade de aproximar seus clientes, aumentando as receitas e tornando sua marca inovadora. Como foi o caso das seguintes empresas: Nike, Ralph Lauren, Itaú, Vans, Fortnite, Gucci, Balenciaga, Burberry, Stella Artois e Lojas Renner. (Fonte: https://www.acinh.com.br/noticia/empresas-investem-no-metaverso – 21/02/2022)

No E-commerce as empresas do ramo de produtos enxergam no metaverso um grande potencial para revolucionar o mercado, pois dará a oportunidade do cliente ter a dimensão exata do produto, analisar as características, deixando a experiência mais interativa.

Apesar de toda essa expectativa em torno do metaverso, os estudos ainda estão em fase experimental. O que se sabe, é que muitas oportunidades irão surgir e irão impactar fortemente as empresas, mudando a forma de se fazer negócios e reinventando o que já existe.

Assim, as empresas que desejam aderir a essa novidade, precisam se preparar para explorar com cuidado os impactos que trarão para seu negócio e, principalmente, investir em tecnologia para a captação de dados, além, de ter que inserir sistemas de enfrentamento contra vazamentos de dados, investimentos e marketing.

Mesmo ainda fazendo parte do futuro, todo gestor de empresa já deve começar a estudar sua aplicabilidade, planejando e implementando recursos que o possibilitarão migrar para essa realidade quando acontecer, e não sendo pego de surpresa ou perdendo mercado para a concorrência.

O tema é polêmico e com certeza passará por regulamentação para que se torne seguro para a sociedade e empresas.

ATENÇÃO: As opiniões expressas no texto são de inteira responsabilidade do seu autor.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

Welcome Back!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Descubra mais sobre Elegante OnLine

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading