Esporte

Os 10 principais benefícios do Ciclismo

O ciclismo é um excelente esporte para ser praticado ao ar livre, podendo ser realizado nas horas vagas em parques, ou ser usado no lugar dos veículos convencionais para ida ao trabalho, evitando trânsito e contribuindo para a diminuição da poluição. Pensando nisso, a Elegante Online trouxe 10 benefícios de se praticar o esporte:

  • O ciclismo está relacionado, principalmente, com a perda de peso. É uma maneira muito eficaz para emagrecer e ajuda a melhorar a circulação, tonificar os músculos e combater o estresse;
  • O esporte pode prevenir e até curar doenças como depressão e ansiedade;
  • A bicicleta trabalha a dinâmica aeróbica e mental ao mesmo tempo: você aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular e consequentemente intensifica o bom funcionamento do cérebro;
  • Pós parto: Oito semanas após o parto, você pode andar de bicicleta em trajetos curtos de 10 a 15 minutos e, gradualmente, aumentar o tempo até meia hora durante vários dias por semana;
  • Intensificação do fortalecimento muscular;
  • Pedalar traz benefícios para a qualidade do sono. Uma pesquisa feita pela Universidade de Stanford, utilizando pessoas sedentárias que sofriam de insônia, revelou que o tempo necessário para que estas pessoas adormecessem diminuiu a metade e o tempo de sono aumentou em quase uma hora, quando praticaram de 20 a 30 minutos de ciclismo por dia;
  • O sistema imunológico serve para proteger o corpo de infecções e diversas doenças sistêmicas. A atividade física regular, como o ciclismo, fortalece o sistema imunológico e, portanto, contribui para uma vida saudável;
  • Muitas pessoas sofrem com dores nas costas. Um dos grandes motivos para que isso aconteça é a má postura. E fazer exercícios nestas condições é quase impossível. Não se a prática escolhida for o ciclismo. A postura em cima da bicicleta e os movimentos cíclicos estimulam os músculos da parte inferior, onde as hérnias de disco são mais prováveis de aparecer. Assim, a coluna vertebral é reforçada e protegida de agressões externas. Com isso, o ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras e pode ajudar a diminuir as dores as costas e outros problemas;
  • O ciclismo contribui para as relações sexuais. Sim! A prática do esporte tonifica também os vasos das coxas e das pernas e, também, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos. Isso colabora com uma melhor ereção peniana e aumenta a lubrificação vaginal;
  • Reduz colesterol e triglicérides: Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.

 

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