Produzida pela cantora e atriz Selena Gomez, 13 Reasons Why (Os 13 porquês, em Português) é baseada no livro Os 13 porquês, de Jay Asher e conta a história de Hannah Baker, uma adolescente que se suicida após sofrer uma série de problemas na escola, deixando 13 fitas cassete apontando a contribuição de cada uma das pessoas de seu convívio.
Com aprovação de 93% no site de resenhas ”Rotten Tomatoes”, a série está sendo comentada por todo o mundo desde que estreou no Netflix. A trama se preocupa em frisar os sinais que devem ser percebidos em alguém que pode estar passando por uma situação parecida.
”O alvo costuma ser uma criança ou um jovem com baixa autoestima e retraído tanto na escola quanto no lar. Por essas características, dificilmente consegue reagir”, afirma o pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia).
Além dos traços psicológicos, os alvos desse tipo de violência costumam apresentar particularidades físicas. As agressões podem ainda abordar aspectos culturais, étnicos e religiosos.