Economia

Pescadores de Arraial do Cabo participam de curso sobre cultivo de mariscos e peixes marinhos

Os pescadores artesanais de Arraial do Cabo participam a partir desta segunda-feira (7) do Curso de Malacocultura e Piscicultura Marinha, realizado pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).

Trata-se de um incentivo ao desenvolvimento da maricultura (criação de mariscos em ambiente marinho) como atividade paralela ao extrativismo. A ação pretende capacitar os pescadores locais para contribuir com o aumento da renda das famílias que vivem da pesca.

A capacitação é gratuita e será ministrada pelos pesquisadores Guilherme Burigo Zanette (Malacocultura: criação de moluscos) e Felipe Landuci (Piscicultura marinha: criação de peixes marinhos), sob a coordenação do chefe do Escritório Regional Baixadas Litorâneas da Fiperj (com sede em Cabo Frio), Paulo Sergio de Albuquerque Lacerda.

Ao todo, serão oferecidas 40 vagas, já estando inscritos profissionais da Associação dos Verdadeiros Pescadores dos Barcos de Boca Aberta da Prainha; da Associação de Barcos de Boca Aberta da Marina dos Pescadores; da Associação de Mulheres Nativa da Praia Grande; e da Associação de Mulheres Mil, também da Prainha.

Outros interessados podem entrar em contato com o escritório regional pelo telefone (22) 2647-2445 para verificar a disponibilidade de vagas e a abertura de futuras turmas. O curso acontecerá na Rua Campos Sales, nº 6, no Centro da cidade, na sala do “Pescart”.

Além das aulas teóricas nos dias 7 e 8, das 9h às 18h, haverá aula prática no dia 9, das 9h às 12h, em balsa de maricultura na Praia do Forno. Serão abordados temas como os sistemas de cultivo onshore e offshore; as variáveis ambientais para a escolha do local; custo de produção; noções sobre a biologia e ecologia dos moluscos bivalves (com duas conchas, como as ostras e as vieiras); espécies de peixes cultivadas; aquisição de sementes de moluscos; manejo, despesca e comercialização.

Artigo anterior

Companhia de Águas e Esgotos oferece desconto de até 50% em dívidas pendentes

Próximo Artigo:

Arraial do Cabo terá curso gratuito de bordado à mão

Christopher Lima

Christopher Lima

Sou formado em Comunicação Social (Jornalismo). Quem quiser saber mais, basta clicar no link do fb.

Sem comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *