Atualidades

Praia do Peró recebe programação de educação ambiental neste fim de semana

A Praia do Peró, em Cabo Frio, recebe o projeto ‘Consuma São’, como parte da programação de educação ambiental do Programa Bandeira Azul, nesta sexta-feira (11), a partir das 10h. A programação se estende por todo o final de semana. O objetivo da ação é compartilhar reflexões sobre o consumo e a conservação marinha.

O local é atualmente o único do Estado do Rio a ostentar a certificação internacional do Selo Bandeira Azul, que exige o cumprimento de um conjunto de critérios positivos de acessibilidade, infraestrutura, limpeza, segurança e informações aos banhistas.

Os educadores ambientais do Projeto Albatroz vão explicar, por meio de atividades práticas, como consumir de forma consciente. Durante a ação, os banhistas serão conduzidos por um trajeto de areia com trechos simulando praias limpas em contraste com praias degradadas e diversos tipos de lixo comumente descartados nestes locais, como sacolas, garrafas plásticas, copos, etc.

“A ideia é que os participantes tenham uma reflexão mais profunda sobre a cultura do consumo e o impacto nos ambientes costeiros e marinhos. Neste cenário, os animais são os mais ameaçados pela poluição. O lixo plástico descartado nos oceanos é, atualmente, uma das principais ameaças à sobrevivência de albatrozes, petréis, e tartarugas marinhas”, explicou o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

“Nossa proposta é estabelecer um diálogo e informar os visitantes sobre essa problemática que é tão atual, porque o lixo que produzimos na praia acaba virando lixo marinho também. Refletir sobre o consumo e desperdício exagerados é importante para reduzir os impactos negativos nos animais marinhos” explicou a coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri.

Através da experiência com os resíduos, crianças, adultos e idosos poderão compartilhar percepções sobre o consumo, desperdício, limpeza das praias e como é possível contribuir para a conservação dos oceanos.

“Consuma São”

Data: 11, 12 e 13 de janeiro de 2019;

Horário: 10 às 17 horas;

Local: Praia do Peró, Cabo Frio;

Participação: aberta para todas as idades.

Artigo anterior

Arraial do Cabo tem vacinação antirrábica no próximo sábado (12)

Próximo Artigo:

Esta é a publicação mais recente.

Renata Nóbrega

Renata Nóbrega

Sem comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *