Cabo Frio vai participar no sábado (16) do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), uma iniciativa do Projeto Mar Sem Lixo, que acontece simultaneamente em 15 praias do município, das 9h às 11h30. A ação vai envolver voluntários em mutirões de limpeza e terá como tema “Cabo Frio da Praia do Foguete a Praia do Pontal e Tamoios: Clean Up Day – Ações de sensibilização ambiental e combate do lixo marinho”.
O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, vai acontecer nas praias do Forte, na região do Lido; Peró e Conchas; Foguete, na altura do Clube Militar e Lagoa Vermelha; Dunas do Peró, em frente ao Condomínio dos Pássaros; Pontal do Peró, na Caravelas do Peró; Praia do Siqueira, em frente a Colônia de Pesca; Palmeiras, no Quiosque do Pelé; Ilha do Japonês; Gamboa, na Colônia de Pesca; Dormitório das Garças e Canal do Itajuru, em frente ao Centro de Visitação do Projeto Albatroz. Em Tamoios, a ação vai se concentrar na Praia do Pontal de Santo Antônio.
Nestes locais, estarão as equipes de voluntários, coordenadas pelos organizadores, promovendo os mutirões de limpeza. A ação tem como público-alvo escolas, condomínios, associações, atletas, quiosques, escoteiros e a população em geral, visando alcançar um amplo engajamento e conscientização. Para participar é simples, basta a pessoa se apresentar nestes locais, antes das 9h, que é o horário de início da ação. O participante deve levar garrafa com água, protetor solar, boné, lanche, além de usar roupas leves.
Segundo o presidente do Projeto Mar Sem Lixo, Roberto Ramos, o objetivo da iniciativa é contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas áreas litorâneas.
“Queremos chamar a atenção das pessoas para a problemática do lixo nas praias. Por essa razão, a ação visa conscientizar a população sobre o impacto do lixo nos oceanos e a proteção dos animais marinhos. Para se ter ideia da quantidade de material retirada da praia, na ação do ano passado, o grupo que atuou na Dunas do Peró recolheu 140 kg de lixo”, explica.
Do material recolhido nos mutirões, a parte reciclável será destinada para a Cooperativa Cooperben e o restante será retirado pela Comsercaf para o descarte.
Além das atividades práticas de limpeza das praias, o evento também vai promover mini palestras com o intuito de conscientizar o público sobre a importância de preservar os oceanos e o impacto negativo do lixo marinho. A iniciativa está alinhada com a Década do Oceano, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), e busca difundir a cultura oceânica, levando conhecimento sobre a real situação dos oceanos ao maior número possível de pessoas.