Uma turma de 30 jovens e um único desejo: levar alegria e encantamento para crianças hospitalizadas. Essa é a ideia do projeto Semearte, uma iniciativa dos estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida de Cabo Frio. O objetivo é arrecadar livros para montar uma biblioteca dentro do Hospital Municipal da Criança, a proposta que surgiu durante uma disciplina do curso dos estudantes, em breve será uma realidade. De acordo com a universitária Aimée Barbosa, 24, a biblioteca deve ser inaugurada no dia 10 de novembro, até o momento o projeto já recebeu cerca 200 livros doados pela população.
“Nossa turma escolheu o Hospital da Criança para ajudar a suavizar a vivência das crianças e dos acompanhantes durante o período de internação. Além de entregar o espaço pronto, com livros infantis e adultos, também vamos capacitar um funcionário do hospital para manter a biblioteca em funcionamento”, afirma Aimée.
A expectativa é grande, o atual diretor da unidade, Anthony Ferrari Penza, espera que a biblioteca ajude na recuperação rápida das crianças que passam pelo hospital. “O livro tira a criança por alguns minutos de dentro do hospital, as leva ao mundo da imaginação, elas viajam e por instantes conseguem esquecer toda dor, e do ambiente hospitalar. Espero que o projeto traga uma alegria tão grande a essas crianças, a ponto de fazer com que a imunidade delas aumente”.
O diretor do Hospital Municipal da Criança disse ainda, que a unidade conta com uma brinquedoteca. Quem quiser contribuir com o acervo da biblioteca pode fazer doações nos seguintes pontos de coleta:
- Hospital Municipal da Criança: Av. Adolfo Beranger Júnior, 3626 – São Cristóvão, Cabo Frio
- Prefeitura Municipal de Cabo Frio: Praça Tiradentes, s/n – Centro, Cabo Frio
- Universidade Veiga de Almeida: Estrada Perynas – São Cristóvão, Cabo Frio
- Assembleia de Deus Cantinho do Céu: Rua do Cruzeiro, 12 – Cantinho do Céu – Búzios