O uso de tablets por crianças pequenas já é algo comum nos dias atuais. Tal uso, às vezes, é incentivado pelos próprios pais como uma forma de distração dos pequenos. Mas toda essa tecnologia pode ser prejudicial para as crianças. É o que mostra um estudo divulgado essa semana por psicólogos infantis da Escola de Medicina da Universidade de Boston, nos EUA.
O levantamento mostra que os jovens que fazem uso pesado desses dispositivos demonstram sinais de incapacidade de controlar as suas emoções, disfarçando-as com atividades ligadas aos aparelhos, como o uso de aplicativos.
— Já foi mostrado por estudos que o aumento de uso da TV diminui o desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais de crianças. O uso de dispositivos móveis atua de modo similar, substituindo o tempo passado desenvolvendo interações diretas entre humanos — afirmou Jenny Radesky, instrutora do setor de pediatria comportamental da Universidade de Boston e um dos autores do estudo ao jornal “Daily Telegraph”.
Ainda de acordo com o estudo, o uso desses aparelhos por menores de 3 anos de idade poderia ainda impactar o desenvolvimento de habilidades necessárias ao estudo da matemática e das ciências.