A partir desta segunda-feira (18), 13 estados começam a vacinar, gratuitamente, crianças de 1 ano completo até 2 anos incompletos contra hepatite A. Estados como Amapá, Amazonas, a Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, o Pará, a Paraíba, o Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e o Tocantins têm a meta de, juntos, imunizar 1,1 milhão de crianças em um ano.
As crianças poderão receber a vacina nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). Segundo o Ministério da Saúde, a meta nacional é imunizar 95% do público-alvo, o que consequentemente significa reduzir em 65% o número de casos de hepatite e em 59% as mortes causadas pela doença.
Municípios do estado do Rio de Janeiro, como Macaé e Cabo Frio já receberam as vacinas. Em Macaé, estima-se que mais de 6 mil crianças serão imunizadas. Em Cabo Frio, de acordo com a assessoria da prefeitura, houve atraso na distribuição, devido às festividades do feriado da padroeira da cidade, porém afirmam que até terça-feira (19) a campanha começará, chegando a vacinar cerca de 2.800 crianças.
A hepatite A normalmente é benigna e raramente apresenta uma forma grave. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes. A disseminação da doença costuma estar relacionada a condições de higiene, pela fato de ser transmitida principalmente pelo contato com fezes contaminadas, até mesmo de forma indireta, pela água e por alimentos. O contato com pessoas contaminadas também pode causar a transmissão.