Falta uma semana para a edição brasileira da Black Friday. O dia já é considerado um dos mais importantes eventos do varejo online e tem a expectativa de dobrar o número de lojas virtuais participantes, segundo os organizadores do evento. Na próxima sexta-feira, dia 28, diversas promoções estarão disponíveis durante o dia, mas é importante ficar atento a algumas dicas.
A primeira sugestão é evitar os horários de pico. A previsão segundo os lojistas é que isso aconteça entre 16h e 17h da sexta-feira (28). Essa projeção foi realizada com base na análise de 660 mil transações registradas na edição de 2013, comparadas ao evento de 2012. O segundo horário de maior concentração de vendas deve ocorrer às 12h. Nesses horários, há o risco de lentidão nos sistemas de e-commerce. Se possível, prefira comprar fora do rush.
A madrugada também costuma apresentar um nível maior de tráfego a partir da meia-noite e segue alta até às 2 da manhã. Mesmo assim, esse é um bom horário para comprar com grandes descontos. Isso porque parte dos produtos com os maiores descontos acabam logo nas primeiras horas.
Outra dica para não cair em golpes é pesquisar bem os produtos de interesse. A sugestão dos organizadores do evento é fazer uma lista do que precisa realmente comprar e pesquisar os valores antecipadamente. Assim, na Black Friday você poderá comparar com os preços prévios para ter certeza de que a promoção está valendo a pena.