Cultura

Ziraldo é uma das atrações da Armação Literária de Búzios

Termina neste fim de semana a Armação Literária de Búzios, nome do evento literário realizado pela prefeitura do município buziano em parceria com a Secretaria de Educação e com apoio da Editora Melhoramentos. O evento começou na segunda-feira (5) e vai até sábado (10) com uma extensa programação. Ao longo da semana seis escolas do município serão contempladas com o  Programa Magia de Ler, que incentiva a leitura de forma lúdica.

Na sexta e no sábado (dias 9 e 10), a Praça Santos Dumont receberá a exposição de literatura de cordel, entre os convidados está o escritor e cartunista Ziraldo, famoso pela criação do personagem Menino Maluquinho, além do autor também estão previstas contação de histórias, saraus de poesia e batalha de ilustradores.

 

Confira a programação completa:

A programação da ‘Armação Literária de Búzios’ inclui a visita dos autores convidados às escolas municipais, sempre em dois horários: às 9h e às 15h. Todos estão convidados a participar:

 05/10 – O INEFI recebe os escritores Stella Maris Rezende, Walther Moreira Santos, Liliane Prata e Tiago Melo Andrade;

06/10 – A Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira recebe os escritores Stella Maris Rezende e Walter Moreira Santos e a Escola Darcy Ribeiro recebe os escritores Liliane Prata, Tiago Melo Andrade, Stela Maris Rezende e Walther Moreira dos Santos;

07/10 – A Escola Eulina de Assis Marques recebe os escritores Tino Freitas, Tiago de Melo Andrade e Rogério Andrade Barbosa;

08/10 – A Escola Municipal Eva Maria Conceição Oliveira recebe os escritores Tino Freitas e Alessandra Roscoe. A Escola Municipal Cilea Maria Barreto recebe o escritor Tiago Melo Andrade;

09/10 – A Escola Emígdio Gonçalves Coutinho recebe escritores Tino Freitas e Alessandra Rascoe.

PROGRAMAÇÃO DA PRAÇA SANTOS DUMONT 

Dia 09 de outubro

14h O folclore, os mitos e as diferentes tradições culturais na literatura: os escritores Alex Gomes – autor do livro, “Folclore de Chuteiras” –, Naná Martins – do “Pdzeré” (conto indígena) – e Cristina Villaça – do “O Rapaz que Casou com a Sapa” – contam histórias e falam sobre a importância do resgate e da valorização da cultura popular em todas as suas manifestações.

15h – Ingredientes do Mistério: o escritor Luis Eduardo Matta, autor da conhecida coleção “Os Caça-Mistérios”, bate um papo sobre contos de mistério na literatura juvenil.

15h30 – Literatura Fantástica – mitos, seres e lendas: as escritoras Thais Linhares, autora de “Vovó Dragão”, e Flávia Côrtes, que escreveu “O Portal das Fadas”, falam sobre mitos, lendas e seres fantásticos na literatura para crianças e jovens.

16h – Duelo de Ilustração: as ilustradoras Thais Linhares, Patrícia Melo, Marilia Pirillo e Cris Alhadeff fazem uma performance desenhando dragões, monstros e outros seres fantásticos.

16h30 – Pontes de letras: a escritora e ilustradora Marilia Pirillo, autora do “A velha história do peixinho que morreu afogado”, e Andrea Viviana Taubman, autora de “O menino que tinha medo de errar”, falam da literatura como ponte para trabalhar os sentimentos e as emoções humanas.

17h – Mesa AEI-LIJ – Lendo Literatura na Escola: com a participação de todos os autores, faremos um bate-papo sobre a importância da leitura literária na escola, com microfone aberto para perguntas e sessão de autógrafos.

19h – Sarau de Música e Poesia da Escola Nicomedes.

20h – Fio de Lua e Raio de Sol: Patrícia de Arias, atriz e coautora do com Roseana Murray, dramatiza o livro “Fio de Lua & Raio de Sol”, com ambientação musical de Guga Murray.

21h –  Bate-papo e leituras poéticas com Roseana Murray. Premiada dentro e fora do Brasil, traduzida em vários idiomas, a poetisa é fundamental no cenário cultural brasileiro.

Dia 10 de outubro

20h – Bate-papo e sessão de autógrafos com Ziraldo: é até difícil enumerar os talentos do Ziraldo: escritor, artista gráfico, pintor, teatrólogo, jornalista… Autor de clássicos da literatura infantil como “O Menino Maluquinho” ou na vanguarda de revistas de humor, Ziraldo, que colaborou com a festa criando a logomarca oficial, conversará sobre tudo isso e mais um pouco com o público.

22h – Mesa de bate-papo: literatura desdobrada: o alcance de um livro, tradução, roteiro, teatro, cinema e TV. Com Santiago Nazarian e Raphael Montes.

Dias 9 e 10, na Praça Santos Dumont

Exposição Cordel: Encantos e Histórias de J. Borges

Artigo anterior

Hemolagos recebe na próxima sexta (09) coordenador da política de hemoterapia das Olimpíadas

Próximo Artigo:

Búzios prepara atrações especiais para o dia das crianças

Lorena Brites

Lorena Brites

Sou jornalista, pisciana assumida, apaixonada pela vida e principalmente pelas palavras!

Sem comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *