Saúde

5 dicas para cuidar da pele em dias de muito sol

Ainda falta um pouco mais de um mês para o início do verão, que chegará oficialmente no dia 22 de dezembro. No entanto, para muitos brasileiros, ir à praia não tem dia nem estação ideal. Por isso, desde já você pode seguir algumas dicas para curtir os dias de sol sem esquecer a saúde da pele.

  1. Pele limpa e hidratação

Durante o verão, as atividades ao ar livre tendem a ser mais frequentes. Com isso, é importante que a pele fique seca e livre do suor. Para isso, são recomendados pelo menos dois banhos diários. O sabonete antisséptico é uma boa opção para eliminar bactérias e micro-organismos que causam doenças comuns no verão, como micose e frieira.

A hidratação também é essencial. Tenha o hábito de passar creme hidratante nas regiões onde a pele tende a ser mais seca, como cotovelos, mãos e joelhos.

  1. Protetor solar

É fato que o protetor solar deve ser usado todos os dias independente da estação do ano. Mas é no verão, principalmente, que os cuidados devem ser ainda mais intensificados. Aplique o protetor cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição solar e lembre-se de fazer a renovação a cada 3 horas, especialmente se você estiver na praia ou na piscina. Após dias de lazer como estes, o uso de loções pós-sol podem ajudar a refrescar a pele.

  1. Água doce após água salgada

Depois de um dia na praia, é importante retirar o sal e a areia do corpo para que não causem fissuras que podem facilitar a entrada de micro-organismos na pele. Experimente levar uma garrafinha de água doce para jogar no corpo quando sair da praia. Se tiver chuveiros por lá, melhor ainda.

  1. Aposte no betacaroteno

Invista em alimentos que contêm carotenoides como cenoura, beterraba e outras frutas ou legumes que possuem coloração alaranjada ou vermelha. Essa substância ajuda na prevenção do câncer e deixa a pele mais bonita e hidratada.

  1. Evite o sol direto

A exposição solar direta deve ser evitada no período mais quente do dia, das 10h às 16h. Nestas horas, prefira ficar embaixo do guarda-sol para diminuir os riscos de insolação e queimaduras.

Anteriores

Estudo aponta que mulheres têm memória superior

Próximas

Como preparar a marmita ideal para o trabalho

Renata Nóbrega

Renata Nóbrega

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *