Saúde

Cabo Frio promove campanha de avaliação e conscientização sobre a Hanseníase

Durante toda a semana acontece uma campanha de avaliação médica e conscientização sobre a Hanseníase em Cabo Frio. A atividade ocorre em alusão ao Dia Nacional de Combate a Hanseníase, celebrado em 31 de janeiro (janeiro roxo).

Atualmente o programa conta com 23 pessoas em tratamento. De acordo com a coordenadora, Cristiane Távora, a doença é infectocontagiosa, transmissível por bactéria, mas tem cura. O tratamento dura, em média, um ano. Para ter acesso, é necessário comparecer ao PAM para avaliação e diagnóstico. As medidas estão disponíveis na sala 22 do PAM de São Cristóvão, das 8h às 17h.

“Infelizmente essa doença afeta ainda muita gente. Ela se manifesta com lesões na pele, podendo levar a sintomas neurológicos. Por isso, é muito importante que qualquer pessoa que apresente algum sintoma seja avaliada por um médico, porque o tratamento precisa de acompanhamento médico e fisioterapia”, destacou a coordenadora.

De acordo com o Ministério da Saúde, a “hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. Atinge principalmente a pele e os nervos periféricos com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença”

Anteriores

Comércios de São Pedro da Aldeia são notificados por descumprimento de medidas restritivas contra a Covid-19

Próximas

Prefeitura de Cabo Frio disponibiliza novo ponto para emissão do boleto do IPTU em Tamoios

Christopher Lima

Christopher Lima

Sou formado em Comunicação Social (Jornalismo). Quem quiser saber mais, basta clicar no link do fb.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *