Além de contar com ótimas séries e filmes, a Netflix possui um excelente acervo de documentários. São produções premiadas e de qualidade que além de entreter, levantam ótimos pontos sobre a sociedade atual e fazem refletir sobre o que acontece no mundo. Existem vários títulos espalhados em temas como biografias, esporte, história, política, música, ciência e natureza, sociedade e cultura. Aqui listamos algumas dessas opções.
- COWSPIRACY: O Segredo da Sustentabilidade (2014)
O filme discute o modelo atual da agropecuária e o aponta como principal causa do desmatamento, poluição e emissão de gases de efeito estufa. Kip Andersen questiona o posicionamento de organizações ambientais e tenta investigar por que seus líderes não têm discutido alguns desses temas preocupantes. - She’s Beautiful When She’s Angry (2014)
O documentário apresenta as origens do feminismo nos anos 60, com muitas imagens das primeiras manifestações, entrevistas com as líderes da época e realiza um paralelo com o ativismo de hoje, analisando suas vitórias e tudo o que ainda falta conquistar. - Os Capacetes Brancos (2016)
Gravado na Turquia e em Alepo, na Síria, acompanha o trabalho e o treinamento das equipes voluntárias de resgate apelidadas de “The White Helmets”, que se arriscam no meio do combate para salvar civis e parentes, todos vítimas da guerra que acontece até o momento no país. Foi premiado com Oscar este ano. - Os Panteras Negras: Vanguardas da Revolução (2015)
Em 1966, após anos de desigualdade racial e muito preconceito, foi fundado o Partido dos Panteras Negras com o intuito de defender a população negra americana. Isso daria origem a um movimento sociocultural intenso. O documentário conta com depoimentos dos fundadores do grupo, agentes do FBI e até delatores para contar a história do partido. - The Propaganda Game (2015)
Com autorização para gravar um documentário na Coreia do Norte, o diretor Álvaro Longoria acompanha o espanhol Alejandro Cao de Benós, simpatizante do governo norte-coreano, para explorar a realidade do país e confrontá-la com a visão ocidental sobre sua cultura e regime político - Rats: Realidade Urbana (2016)
O diretor Morgan Spurlock mescla técnicas de filmes de terror para mostrar a realidade da maior praga urbana do mundo: os ratos. O filme apresenta fatos assustadores e mostra como estamos perdendo a luta contra os roedores, que invadem nossas casas, causam doenças terríveis e estão cada vez mais resistentes aos venenos que usamos. - 13º Emenda (2016)
Uma produção original da Netflix que discute como o crescimento da população carcerária negra nos Estados Unidos está diretamente relacionada com a criminalização dos negros. Conta com depoimentos de especialistas no assunto, com a escritora e ativista Angela Davis. A direção é de Ava DuVernay, a mesma de “Selma: Uma Luta pela Igualdade”, filme sobre Marthin Luther King.