Atualidades

Documentários da Netflix para entender importantes temas atuais

Além de contar com ótimas séries e filmes, a Netflix possui um excelente acervo de documentários. São produções premiadas e de qualidade que além de entreter, levantam ótimos pontos sobre a sociedade atual e fazem refletir sobre o que acontece no mundo. Existem vários títulos espalhados em temas como biografias, esporte, história, política, música, ciência e natureza, sociedade e cultura. Aqui listamos algumas dessas opções.

  1. COWSPIRACY: O Segredo da Sustentabilidade (2014) 

    O filme discute o modelo atual da agropecuária e o aponta como principal causa do desmatamento, poluição e emissão de gases de efeito estufa. Kip Andersen questiona o posicionamento de organizações ambientais e tenta investigar por que seus líderes não têm discutido alguns desses temas preocupantes.
  2. She’s Beautiful When She’s Angry (2014)
    O documentário apresenta as origens do feminismo nos anos 60, com muitas imagens das primeiras manifestações, entrevistas com as líderes da época e realiza um paralelo com o ativismo de hoje, analisando suas vitórias e tudo o que ainda falta conquistar.
  3. Os Capacetes Brancos (2016)
    Gravado na Turquia e em Alepo, na Síria, acompanha o trabalho e o treinamento das equipes voluntárias de resgate apelidadas de “The White Helmets”, que se arriscam no meio do combate para salvar civis e parentes, todos vítimas da guerra  que acontece até o momento no país. Foi premiado com Oscar este ano.
  4. Os Panteras Negras: Vanguardas da Revolução (2015)
    Em 1966, após anos de desigualdade racial e muito preconceito, foi fundado o Partido dos Panteras Negras com o intuito de defender a população negra americana. Isso daria origem a um movimento sociocultural intenso. O documentário conta com depoimentos dos fundadores do grupo, agentes do FBI e até delatores para contar a história do partido.
  5. The Propaganda Game (2015)
    Com autorização para gravar um documentário na Coreia do Norte, o diretor Álvaro Longoria acompanha o espanhol Alejandro Cao de Benós, simpatizante do governo norte-coreano, para explorar a realidade do país e confrontá-la com a visão ocidental sobre sua cultura e regime político
  6. Rats: Realidade Urbana (2016)
    O diretor Morgan Spurlock mescla técnicas de filmes de terror para mostrar a realidade da maior praga urbana do mundo: os ratos. O filme apresenta fatos assustadores e mostra como estamos perdendo a luta contra os roedores, que invadem nossas casas, causam doenças terríveis e estão cada vez mais resistentes aos venenos que usamos.
  7. 13º Emenda (2016)
    Uma produção original da Netflix que discute como o crescimento da população carcerária negra nos Estados Unidos está diretamente relacionada com a criminalização dos negros. Conta com depoimentos de especialistas no assunto, com a escritora e ativista Angela Davis. A direção é de Ava DuVernay, a mesma de “Selma: Uma Luta pela Igualdade”, filme sobre Marthin Luther King.

Anteriores

Projeto propõe que gordura trans seja proibida no Brasil

Próximas

Precisamos falar de Dear White People

Christopher Lima

Christopher Lima

Sou formado em Comunicação Social (Jornalismo). Quem quiser saber mais, basta clicar no link do fb.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *