Provavelmente, num futuro próximo, os tatuadores poderão utilizar de máquinas para desempenharem seus trabalhos com cada vez mais inovação. A ideia de usar um computador para realizar a função de tatuar veio de designers franceses, que adaptaram uma impressora 3D, com uma agulha de tatuagem. Eles a batizaram de Tatoué.
O segredo está na remoção das cabeças de impressão, que fazem a ejeção de plástico para imprimirem os arquivos digitais, trocando-as por uma agulha que direciona os traços do desenho na pele. Além disso, sensores adaptados para lerem as dimensões do membro humano foram instalados para que não ocorresse risco algum. O resultado final é uma máquina capaz de fazer 150 perfurações por segundo.
Com vários experimentos, processo foi aprimorado, onde tornaram possível tatuar um círculo perfeito no braço de um voluntário, o que significa um marco para a segurança e qualidade do processo.
De acordo com os desenvolvedores, o experimento pode ir além da tatuagem, podendo ser também aplicado na medicina, em cirurgias plásticas.