Atualidades

Escolas paulistas se inspiram em séries criminais para dar aulas

Viciados em séries e filmes de investigação criminal, alunos de colégios paulistas ganharam um incentivo a mais para as aulas de diversas matérias. São vários exemplos de projetos que se inspiram no estilo CSI para passar o conteúdo de uma nova forma.

O Colégio Bandeirantes, na zona sul da capital paulista, por exemplo, montou até uma “cena criminal”, onde os estudantes puderam analisar os passos de uma investigação real. E não são apenas os casos da ficção que inspiram as aulas. Crimes reais são usados como tema para as aulas. Um dos utilizados foi o do homicídio da advogada Mércia Nakashima, em 2010.

“Os casos reais intrigam ainda mais os alunos. Decidimos usar esse caso porque uma das principais provas contra o namorado foi uma alga achada pelos peritos em seu sapato, compatível com a espécie encontrada na lagoa em que o corpo da vítima foi achado”, disse Tiago José Benedito Eugênio, professor de Biologia para o Jornal Estadão.

As aulas investigativas acontecem uma vez na semana e conta com os alunos com maior aptidão para trabalho em grupo.  O conteúdo é interdisciplinar e mistura conceitos de Biologia, Química, Física e Matemática.

Na Escola Estadual Alexandre Von Humboldt, na zona oeste, 40 estudantes dos três anos do ensino médio também participam duas vezes por semana de um curso sobre investigação criminal.  O curso fez a estudante Gabriele Idara, de 17 anos, escolher sua futura profissão. “Agora, penso em prestar vestibular para Química.”, contou em entrevista ao Estadão.

Anteriores

Aprenda a fazer make para esconder espinha interna

Próximas

Escola Domingos Sávio vence gincana promovida pela Auto Viação Salineira

Christopher Lima

Christopher Lima

Sou formado em Comunicação Social (Jornalismo). Quem quiser saber mais, basta clicar no link do fb.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *