Tecnologia

Estudantes criam máquina de lavar sustentável que não utiliza água

Pensando em formas de diminuir o gasto de água, dois estudantes de Desenho Industrial desenvolveram um protótipo de máquina de lavar roupas que não utiliza água. Os argentinos da Universidade de Córdoba, Nicolas Araya e Andrés Vuksanovic, batizaram o invento de Nimbus.

Diferente de outros tipos de limpeza a seco, a máquina não demanda água alguma, no lugar disso é usado o dióxido de carbono natural e detergente reciclável e biodegradável, que deixam as roupas tão limpas quanto uma lavadora tradicional.

Funciona assim: As roupas são colocadas em um tambor da máquina de lavar com LCO2 (dióxido de carbono líquido) e expostas a condições de pressão e temperatura específicas que permitem a ação do mecanismo de limpeza. 30 minutos depois elas estão limpas e o solvente pode ser recuperado quase inteiramente por um sistema de filtragem da própria Nimbus.

A porcentagem mínima de perda (0,0038% por ciclo) é reposta pelo sistema de reabastecimento a cada 45 dias. A Nimbus é totalmente feita de materiais recicláveis e tem capacidade de 20kg.

O projeto foi desenvolvido como parte do trabalho de conclusão de curso dos dois que garantiram a nota máxima.

 

Artigo anterior

Tatuadora cria projeto que cobre cicatrizes de mulheres vítimas de violência

Próximo Artigo:

Netflix anuncia sua primeira produção original brasileira

Christopher Lima

Christopher Lima

Sou formado em Comunicação Social (Jornalismo). Quem quiser saber mais, basta clicar no link do fb.

Sem comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *