Variedades

Estudo indica que inteligência das crianças é herdada das mães

Um estudo realizado em 2012 pela Universidade de Ulm, na Alemanha, mostrou que a inteligência dos filhos é herdada da mãe. Segundo os pesquisadores Horst Hameister e Ulrich Zechner, o cromossomo X seria o responsável por carregar os genes que determinam a capacidade intelectual das crianças.

Quando chegaram a conclusão, os cientistas estudavam danos cerebrais ligados à memória. Foi quando perceberam que a parte do DNA ligada a essas funções cerebrais carregavam apenas o cromossomo X.

Hameister e Zechner classificaram os genes como “condicionados”, por conta de alguns deles só serem ativados quando herdados da mãe – o que não acontecia quando vinham dos pais.

A pesquisa constatou ainda que as mulheres também costumam ter um desempenho melhor nos testes de QI (quociente de inteligência) quando comparadas aos homens.

Outros estudos

Em 1984, pesquisadores da Universidade de Cambridge fizeram testes com roedores e concluíram que os genes maternos e paternos são direcionados para diferentes lugares do cérebro. O estudo mostrou ainda que no córtex, que é parte cerebral ligada às funções cognitivas mais complexas, não havia material genético de origem paterna.

Outra pesquisa, feita na Escócia com 13 mil crianças, mostrou que o QI da mãe influencia o QI do filho.

Artigo anterior

Cabo Frio tem destaque no Campeonato Sulamericano de Canoa Havaiana

Próximo Artigo:

Praia do Forte recebe Encontro de Veículos Antigos neste fim de semana

Renata Nóbrega

Renata Nóbrega

Sem comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *