Tecnologia

Hackers utilizam o WhatsApp para praticar golpes

O novo golpe dos hackers utiliza o aplicativo de mensagens WhatsApp. De acordo com um comunicado da empresa de segurança digital Kaspersky Lab, criminosos vêm utilizando esse meio para enviar mensagens de falsas promoções.

O golpe chamado de phishing (armadilha digital que usa uma isca) consiste em enviar uma mensagem de supostas promoções em grandes mercados do país. Para ter direito a um suposto cupom de desconto nas compras, o usuário precisa ligar para o número 0911778787940.

Trata-se de um número premium que cobrará pela chamada. De acordo com os relatos de algumas vítimas que efetuaram a chamada, uma gravação solicita que sejam respondidas 25 perguntas, na tentativa de prolongar a ligação pelo maior tempo possível e onerar ainda mais a cobrança da vítima.

“Essa campanha foi criada totalmente por cibercriminosos brasileiros, é escrita em português, usa nomes de marcas locais e o alvo são usuários brasileiros do WhatsApp. Em lugar de solicitar a instalação de aplicativos maliciosos, os golpistas desejam coletar dados pessoais das vítimas e forçar chamadas para um número premium e assim lucrar com o golpe”, explica Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, em entrevista ao Jornal O Globo.

Artigo anterior

Mobilidade Sonora terá apresentação em Cabo Frio

Próximo Artigo:

Beleza nostálgica: confira produtos que foram febre nos anos 80 e 90

Christopher Lima

Christopher Lima

Sou formado em Comunicação Social (Jornalismo). Quem quiser saber mais, basta clicar no link do fb.

Sem comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *