Você gosta de batata frita? Essa notícia não vai te alegrar muito. Uma pesquisa publicada pelo Jornal Americano de Nutrição Clínica mostrou que comer batata-frita duas vezes na semana pode dobrar os riscos de morte precoce.
A pesquisa foi realizada por cientistas italianos que analisaram o consumo de batatas de 4.400 pessoas entre 45 e 79 anos durante 8 anos. Neste período, 236 participantes faleceram, sendo que a maioria deles consumiam batata-frita com frequência.
Os especialistas associam as mortes ao consumo de frituras em geral, com a batata (que incluem as batatas chips) como principal fator de risco. O mesmo não ocorre com quem tem o hábito de consumir esse alimento em outras formas (assada, cozida).
Apesar das evidências, os pesquisadores afirmam que ainda são necessários mais estudos para comprovar que a batata frita aumenta o risco de morte, já que não foram constatadas relações diretas entre o consumo de batata frita e as mortes.
Ou seja, pode ser que as pessoas que comeram mais batatas fritas eram também mais sedentárias e obesas que são outros dois fatores que também aumentam os riscos de mortalidade.
“O consumo frequente de batata frita pode estar associado a um aumento no risco de morte. Estudos adicionais com mais pessoas devem ser feitos para confirmar se o consumo de batata no geral está associado a risco de mortalidade mais elevado”, concluem os pesquisadores no estudo.