Casais que revelaram considerar o cônjuge como o melhor amigo relatam taxas significativas maiores de satisfação com a vida do que casais menos amigáveis. Ao menos é o que aponta uma recente pesquisa realizada pelo National Bureau of Economic Research.
Cerca de metade dos casais casados ou que vivem juntos disse ser o parceiro seu melhor amigo, e também ter quase duas vezes mais “satisfação na vida” do que no relacionamento de outros casais. O resultado se mostra unanime mesmo em diversas faixas etárias e renda. E ainda se mostrou maior para os casados que para os casais que se diziam melhores amigos e apenas viviam juntos.
O estudo revelou que o efeito é maior para as mulheres, elas são mais felizes quando possuem o marido como melhor amigo. Apesar disso, assumir o parceiro como principal amizade é mais difícil, talvez porque elas tendem a ter muitas amizades próximas e femininas, quando os homens tendem a ter menos.
De acordo com os pesquisadores Shawn Grover e John F. Helliwell, que compilaram o estudo sobre casamento e felicidade, o matrimônio está fortemente correlacionado com o aumento da felicidade, mesmo em períodos menos divertidos da vida como a meia-idade.