Variedades

Procon e Posturas fiscalizam praias de Cabo Frio

As equipes da Coordenadorias de Defesa do Consumidor e de Licenciamento e Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal de Cabo Frio continuaram, nesta terça-feira (14), à ação de fiscalização das praias do município. Desta vez, os agentes percorreram os quiosques da praia das Conchas e o estacionamento da Ilha do Japonês.

O grupo fiscalizou a cobrança de aluguel irregular de mesas e cadeiras, de consumação mínima e dos 10% de serviço, que é facultativo ao cliente, dentre outras infrações.

Na Praia da Conchas, foi constatada a utilização de mesas e cadeiras acima do limite permitido, sendo recolhidas pela equipe de Posturas. Foram lavrados autos de infração por ausência de comanda em todas as unidades e por cobrança de consumação mínima em um quiosque, denunciado por um consumidor no momento da fiscalização. Os quiosqueiros foram advertidos que, em reincidência, podem ser punidos com multa e perda da licença para atuação.

No estacionamento da mesma praia e na Ilha do Japonês, o órgão averiguou irregularidades como a ausência de número visível do Procon, livro de reclamações e exemplar do Código de Direitos do Consumidor, obrigatórios por lei. O local também não cumpria com os 5% de reserva de vagas para idosos e 2% para pessoas com deficiência e gestantes. Também foi constatada a ausência de emissão de nota fiscal ao consumidor. Os donos dos estabelecimentos tem o prazo de 10 dias para apresentar defesa na sede do Procon.

Segundo Monica Boniolli, coordenadora-geral de Defesa do Consumidor, as equipes estão empenhadas em coibir as práticas abusivas nas praias durante a alta temporada.

– Estamos realizando novamente esse ano, como ocorreu em 2019, a fiscalização nas praias, desta vez com apoio da equipe de Posturas e da Guarda, por meio da Ronda Ostensiva Municipal, a ROMU. O consumidor que se sentir lesado deve procurar o Procon – comentou.

A sede do Procon Cabo Frio fica localizada na Rua Florisbela Rosa da Penha, nº 292, no Braga.

Artigo anterior

Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia abre exposição coletiva de pinturas

Próximo Artigo:

Cabo Frio recebe feira vegana no fim de semana

Keetherine Giovanessa

Keetherine Giovanessa

Eu sou empresária, jornalista, formada em Letras (Português e Espanhol), produtora, locutora e apresentadora de TV.

Sem comentário

Deixe uma resposta