O astrofísico inglês Stephen Hawking, anunciou nesta segunda-feira (20) que financiará cerca de US$ 100 milhões em um projeto que pretende encontrar sinais de vida inteligente fora do planeta Terra.
O projeto, chamado de Breakthrough Listen, terá dez anos de duração, e utilizará radiotelescópios, telescópios ópticos e detectores ultrassensíveis para analisar estrelas e galáxia. Quem dividirá os custos do trabalho com o Hawking, será o empreendedor russo Yuri Milner, que fez fortuna investindo em sites como Facebook e Alibaba.
Os US$ 100 milhões serão utilizados para custear o uso dos equipamentos necessários, tais como o satélite National Radio Astronomy Observatory (que tem o tamanho de um estádio de futebol americano), na cidade de Green Bank nos Estados Unidos, e o radiotelescópio de 64 metros de altura do Parkes Observatory, na Austrália.
Além desses equipamentos, o projeto também utilizará o telescópio do Lick observatory, na Califórnia, para procurar por sinais ópticos e lasers. Isso porque os lasers podem ser uma forma por meio da qual outras espécies de vida inteligente estejam se comunicando na galáxia.
Segundo o astrofísico Hunter Geoff Marcy, que particiará do projeto, “pode existir uma espécie de internet galáctica carregada por raios laser atravessando a galáxia, e nós aqui da Terra podemos fortuitamente acabar encontrando um desses raios”.