No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado nesta terça-feira (10), o programa Viva Bem na Rádio Ondas FM 97,7 recebeu a terapeuta Carol Marangon que fez um alerta importante:
– Essa data é um lembrete urgente da necessidade de combater um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. Estima-se que mais de 700.000 pessoas morrem por suicídio todos os anos, o que significa que a cada 40 segundos uma vida é perdida”.
Ainda segundo a terapeuta, as mortes por suicídio ultrapassam as de doenças como o câncer de mama, por exemplo:
– Isso torna o suicídio uma das principais causas de morte, especialmente entre jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 29 anos. E a maioria das vítimas é do sexo masculino – destacou Carol Marangon, lembrando da dificuldade que alguns homens tem de se expressar.
O estigma e o silêncio em torno do tema agravam ainda mais a situação. A saúde mental é frequentemente negligenciada, o que impede muitos de procurar ajuda antecipadamente. No entanto, o suicídio é evitável. Com a implementação de políticas de apoio, campanhas de sensibilização e maior acesso a cuidados de saúde mental, milhares de vidas podem ser salvas.
– Nós temos o CVV (Centro de Valorização da Vida), através do telefone 188, que funciona 24h por dia. É um serviço gratuito, feito por profissionais que passam por cursos de capacitação e que podem ajudar em um momento de desespero da pessoa que está prestes a tirar a própria vida. A escuta é muito importante e pode evitar um ato extremo de quem sofre por depressão, por exemplo – alertou a terapeuta, lembrando que “procurar ajuda é um ato de força, não de fraqueza”.