A oximetria de pulso, mais conhecida como teste do coraçãozinho, passou a ser obrigatória em maternidades públicas e privadas do município. Trata-se de um exame indolor e preventivo para recém-nascidos a fim de detectar cardiopatia congênita. O procedimento deve ser feito nos membros superiores e inferiores dos bebês após as 24h de vida e antes da alta hospitalar.
A lei também prevê que a Prefeitura de Cabo Frio poderá celebrar convênios para a realização de ecocardiograma caso seja diagnosticado algum problema.
Segundos estudos realizados no Reino Unido, são comuns os casos de recém-nascidos que retornam a unidades hospitalares com problemas cardíacos que poderiam ter sido detectados através da oximetria de pulso.
Portanto, a pediatra Pryscilla Won Held destaca a importância do diagnóstico precoce:
– A triagem é sempre muito importante, apesar de não ser comum ter crianças com problemas de coração. No entanto, algumas nascem com abertura anormal do órgão ou com algum outro tipo de problema cardíaco. A obrigatoriedade do exame, nesse sentido, é primordial para identificar as crianças que não têm problema daquelas que têm e estabelecer um tratamento. O teste é feito com 24 horas de vida do bebê e, no máximo, em uma semana, temos um diagnóstico preciso com o ecocardiograma e podemos passar esse panorama para a mãe. Sem contar que o exame é muito simples e com custo mínimo, avaliou a médica.