Não há como negar, a literatura brasileira está povoada de obras magníficas. E muitas dessas obras foram criadas por mãos femininas. Apesar da mulher ainda encontrar obstáculos para ser reconhecida por sua excelência, você já deve provavelmente ter ouvido falar de pelo menos três escritoras. Clarice Lispector, Cecília Meireles e Rachel de Queiroz. Possivelmente já leu em algum momento trechos ou livros completos dessas mesmas escritoras. Mas você já ouviu falar de outras grandes influências da literatura brasileira?
Conheça cinco escritoras que fazem parte da literatura feminina
Maria Firmina dos Reis – Ao longo dos seus 92 anos de vida, teve diversas publicações. A primeira foi o romance Úrsula, considerado um dos primeiros escritos produzidos por uma mulher no Brasil.
Carolina Maria de Jesus – A escritora, que trabalhava como catadora, foi descoberta por um jornalista. O seu primeiro, Quarto de Despejo- Diário de uma favelada, retrata o dia a dia repleto de discriminação de uma mulher negra. O livro se tornou referência para estudos socioculturais.
Ana Maria Machado – Publicou mais de 40 livros apenas na década de 80. Tropica Sol da Liberdade e Canteiros de Saturno são algumas de suas obras que se destacam. Atualmente ocupa a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras.
Cora Coralina – pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães, importante poeta brasileira. Criou, em 1908, o jornal de poemas femininos A Rosa. Mas seu primeiro livro, Poemas dos becos de Goiás e estórias mais, foi publicado apenas em 1965, quando já tinha 75 anos.
Ana Cristina Cesar – É considerada um dos principais nomes da geração mimeógrafo da década de 1970. Tem o seu nome muitas vezes vinculado ao movimento de Poesia Marginal. Sua obra e cartas se encontram no Instituto Moreira Salles, apesar de que há muitas cartas censuradas pela família, principalmente as recebidas por Caio Fernando Abreu.