Os smartphones estão cada vez mais presentes na vida do brasileiro. Prova disso é que uma pesquisa mostrou que pela primeira vez este ano, esses aparelhos superaram os computadores como fonte principal de notícias.
O relatório realizado pela Institute for the Study of Journalism da Universidade de Oxford e faz parte de uma pesquisa internacional realizada com mais de 70 mil pessoas em 36 mercados. O resultado apontou que o uso de dispositivos móveis para ler notícias nas regiões urbanas no Brasil chegou a 65%, superando a participação de computadores, que aparece com 62%.
Segundo o levantamento, o crescimento do uso de redes sociais para notícias está diminuindo em alguns países devido à crescente popularidade de aplicativos que não filtram seu conteúdo por meio de algoritmos, como o WhatsApp.
A pesquisa foi divulgada logo após um estudo apontar que os aplicativos de mensagens estão mais populares entre os brasileiros. O WhatsApp já começa a rivalizar com o Facebook como fonte para ler e compartilhar notícias. Com 46% dos entrevistados, um aumento de 7 pontos percentuais desde o levantamento anterior. Para o Facebook, o número é de 57%, 12 pontos percentuais a menos do que na pesquisa anterior.