Pensando em formas de diminuir o gasto de água, dois estudantes de Desenho Industrial desenvolveram um protótipo de máquina de lavar roupas que não utiliza água. Os argentinos da Universidade de Córdoba, Nicolas Araya e Andrés Vuksanovic, batizaram o invento de Nimbus.
Diferente de outros tipos de limpeza a seco, a máquina não demanda água alguma, no lugar disso é usado o dióxido de carbono natural e detergente reciclável e biodegradável, que deixam as roupas tão limpas quanto uma lavadora tradicional.
Funciona assim: As roupas são colocadas em um tambor da máquina de lavar com LCO2 (dióxido de carbono líquido) e expostas a condições de pressão e temperatura específicas que permitem a ação do mecanismo de limpeza. 30 minutos depois elas estão limpas e o solvente pode ser recuperado quase inteiramente por um sistema de filtragem da própria Nimbus.
A porcentagem mínima de perda (0,0038% por ciclo) é reposta pelo sistema de reabastecimento a cada 45 dias. A Nimbus é totalmente feita de materiais recicláveis e tem capacidade de 20kg.
O projeto foi desenvolvido como parte do trabalho de conclusão de curso dos dois que garantiram a nota máxima.