Se você recebeu uma mensagem prometendo mudar a cor do aplicativo de mensagens WhatsApp não abra. Trata-se de uma velha fraude que tem aparecido com frequência novamente nas últimas semanas.
A mensagem afirma ser capaz de personalizar o aplicativo, permitindo ao usuário deixar a interface azul. Entretanto, essa função é falsa, e pode levar o usuário a clicar em um site que faz com que o celular espalhe um vírus que enche o aparelho de anúncios publicitários.
A mensagem abre uma página na internet com o endereço “шһатѕарр.com”. Aí está o erro: as letras “ш”, “һ” e “т” são do alfabeto cirílico, ou seja, não redirecionam para o site oficial do WhatsApp. O site aberto pelo usuário pede para que uma atualização do aplicativo seja baixada, porém ao fazer o download, você permite que programas maliciosos roubem informações do aparelho.
A recomendação dos especialistas é para que o usuário faça a atualização sempre pela loja de aplicativos do seu sistema operacional: em celulares Android, o Google Play; em iPhones, a App Store. por exemplo. Sempre que há uma função nova, o próprio aplicativo sugere a atualização – e essa atualização só ocorre por intermédio da loja de aplicativos.