Variedades

Ser nostálgico faz bem, segundo pesquisa

Ao contrário do que alguns costumam dizer, pensar e refletir sobre o passado não é necessariamente algo ruim. De acordo com um estudo da universidade de Southampton, na Inglaterra, a nostalgia aumenta a vitalidade e te deixa mais preparado para o presente e o futuro.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores mostraram aos voluntários músicas antigas e letras sentimentais. Depois, pediram que eles recordassem memórias queridas para entender como se sentiam logo após passar por essa onda de saudosismo.

Muitos relataram que, após a experiência, o principal sentimento era de “autocontinuidade”. Os participantes tinham em comum pensamentos como “me sinto mais conectado com o meu passado” e “importantes aspectos da minha personalidade continuam os mesmos ao longo do tempo”. Tal fato levou os pesquisadores a acreditarem que, quando um indivíduo olha para o passado, ele tem uma compreensão melhor de quem é.

O que também não passou despercebido foi o aumento na vitalidade dos voluntários que, ao fim do teste, se sentiram cheios de energia. Para os estudiosos, isso tem grande importância porque, segundo eles, a nostalgia tende a surgir em momentos de tristeza e solidão.

Nostalgia coletiva

Conforme a pesquisa, a sensação agradável exposta pelos voluntários nostálgicos não é exclusivamente individual. Ao resgatar boas memórias com pessoas queridas, o sentimento de “conexão social” e pertencimento também são reforçados.

Anteriores

Golpe para WhatsApp promete alterar a cor do aplicativo

Próximas

Jantar do Dia dos Namorados no Clube Náutico

Renata Nóbrega

Renata Nóbrega

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *