A cidade de Arraial do Cabo é um dos destinos mais procurados durante o período de férias. Para garantir o bem-estar de todos, turistas e moradores, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente precisou realizar um esquema especial para atender a cidade durante os dias próximos ao Réveillon.
Entre 28 de dezembro a 1º de janeiro os agentes municipais trabalharam em regime de plantão e atenderam as seguintes ocorrências: 3 inserções a acampamentos nas praias; 4 vistorias em construções irregulares; 6 denúncias de vazamento de esgoto em rede privada; 4 vistorias em árvores com possíveis riscos de queda e autuação de mais de 50 carros estacionados em áreas ambientais. O balanço foi que apesar do grande movimento, o período foi considerado tranquilo.
Já o Grupamento Marítimo esteve com o efetivo de 19 guarda-vidas nas praias do município para garantir a segurança dos banhistas que passaram a virada do ano na cidade. As equipes contaram com o auxílio de um quadriciclo, adquirido pela Prefeitura e com o apoio do helicóptero do Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o Grupamento Marítimo de Arraial do Cabo registrou 107 salvamentos nas praias do município, entre os dias 25 de dezembro e 5 de janeiro. Nenhuma morte foi registrada. Os Guarda-vidas também localizaram 54 crianças que estavam perdidas.
A recomendação do Grupamento Marítimo para turistas e moradores é prestar bastante atenção ao mergulhar e assim evitar que momentos de lazer se transformem em tragédias. Confira algumas dicas importantes:
– Procurar sempre locais próximos aos postos salva vidas;
– Respeitar as sinalizações (bandeiras ou placas) que indicam os locais não apropriados para o banho;
– Pedir orientação ao guarda vida sobre o melhor local para tomar o banho de mar;
– Não ingerir bebidas alcoólicas em excesso antes de entrar no mar;
– Não entrar no mar após exposição prolongada ao sol, sem antes adaptar o organismo a temperatura da água (a fim de evitar o choque térmico);
– Não desviar a atenção das crianças e se possível usar pulseira de identificação;
– Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é nunca ir para o fundo, em locais muitos distantes da faixa de areia;
– Ficar atento aos locais onde haja surfistas na água, para evitar acidentes com pranchas.