Economia

Último dia para a Prova de Vida de aposentados e pensionistas nascidos em fevereiro

Termina amanhã (21), o prazo para os aposentados e pensionistas do Estado, aniversariantes de fevereiro, realizarem a Prova de Vida. Os que recebem pelo Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) devem comparecer a uma agência bancária do Bradesco, munidos da documentação necessária (indicada abaixo).
O procedimento teve início em janeiro e tem como objetivo promover melhorias na base de dados e na folha de pagamento do funcionalismo estadual. Assim sendo, o procedimento é obrigatório para todos os servidores inativos e pensionistas vinculados ao Rioprevidência e cuja folha de pagamento é gerida pela Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança (SECCG). A expectativa é de que cerca de 250 mil beneficiários compareçam para realizar a Comprovação Anual de Vida.

No ato da Prova de Vida é necessário apresentar os seguintes documentos (originais ou cópias autenticadas):

Para os inativos e pensionistas:
Registro Geral, Cadastro de Pessoa Física, comprovante de residência em nome do próprio (recente dentre os três últimos meses ou, na ausência deste, declaração de residência conforme Anexo II da portaria, indicada nesta matéria).

Residentes no exterior:
Original do Traslado de Escritura Pública de Declaração de Vida, de Estado Civil e de Comprovação de Endereço, lavrada exclusivamente por Tabelião de Notas da Embaixada Brasileira ou Consulado Brasileiro;
Cópia autenticada do Registro Geral (RG) (ou documento de identificação oficial com foto, inclusive digital, contendo a informação);
Cópia autenticada do Cadastro de Pessoa Física (CPF) (ou documento de identificação oficial com foto, inclusive digital, contendo a informação)
Declaração de próprio punho, contendo as seguintes informações: endereço eletrônico (e-mail) e telefones de contato do local onde se encontra no exterior.

Representante legal ou Procurador:
Deverá comparecer com o Registro Geral, Cadastro de Pessoa Física, ou documento de identificação oficial com foto, inclusive digital, contendo a informação.
Também o comprovante de residência em nome do próprio (recente dentre os três últimos meses ou, na ausência deste, declaração de residência conforme Anexo II da portaria (indicada nesta matéria).
Procuração específica, com firma reconhecida por autenticidade, outorgada há menos de três meses.

Realização no Banco:
O procedimento deverá ser realizado no mês de aniversário do aposentado ou pensionista, preferencialmente na agência correntista do Banco Bradesco, mas isso não será impedimento para a realização em outra agência ou para os não correntistas.

Atenção!
Quem não se apresentar com a documentação completa no período indicado terá o pagamento suspenso até que a Prova de Vida seja feita.

Anteriores

Carnaval: tem quem não gosta?!

Próximas

Carnaval 2020: programação de algumas cidades do interior do Rio

Keetherine Giovanessa

Keetherine Giovanessa

Eu sou empresária, jornalista, formada em Letras (Português e Espanhol), produtora, locutora e apresentadora de TV.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *